Maqui Berries (Aristotelia Chilensis) são frutinhos de cor roxa escura, originárias do Chile e contêm grande quantidade e variedade de antiocianinas. Enquanto todas as antiocianinas têm atividade antioxidante, as definidinas são representante mais potente neste quesito. A MAIS RICA FONTE NATURAL DE DELFINIDINAS É A MAQUI BERRY.
É claramente reconhecido que as antocianinas podem interagir com vários alvos moleculares e afetar múltiplas vias de sinalização. Pesquisas mostram diversos benefícios da maqui berry, com redução no nível de glicose e de insulina no sangue, melhora do perfil lipídico com significativa redução do colesterol LDL, melhora na produção de fluido lacrimal e fadiga ocular, ação antioxidante geral, ação anti-inflamatória, diminuição da agregação plaquetária favorecendo a circulação sanguínea. Os constituintes da maqui mostram forte ação antioxidante e efeito inibitório em enzimas associadas com a síndrome metabólica, como gluxosidade, amilase e lipase.
De acordo com a Dra. Tamara Mazaracki (CRM 52 301716), médica especialista em berries no Brasil, “suas muitas qualidades fazem a maqui berry um membro de destaque indiscutível na família das superfrutas, bem como uma valiosa ferramenta para combater a inflamação celular nos ossos e articulações. O suco de maqui berry tem propriedades medicinais importantes, como adstringente, tônico e antidiarréico. Recentemente descobriu-se que as folhas de maqui têm importante atividade antibacteriana. Além de antocianinas, com destaque para as delfinidinas, maqui contém
flavonoides, alcaloides, derivados do ácido cinâmico e do ácido benzoico, e outras moléculas bioativas. Em resumo, maqui berry apresenta ação antioxidante, inibição dos danos visíveis induzidos por luz ultravioleta, inibição de enzimas danosas, efeitos antidiabético, anti-inflmatório, antibacteriano e analgésico, preventivo da aterosclerose e da trombose, ação contra o fotoenvelhecimento da pele e inibição da peroxidação lipídica (oxidação de gorduras, incluindo o colesterol)”.